cartório
DORSP - Departamento de Orientação e Racionalização dos Serviços Púbicos
performance e instalação interativa
2024
Em 2023, a Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que proíbe o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Citando trechos da Bíblia, o parecer do pastor-deputado afirma que a homossexualidade é um transtorno mental e não merece a proteção do Estado.
Por um lado, Cartório nasce da urgência em chamar atenção para esse retrocesso, que segue tramitando no Congresso Nacional. Por outro lado, alinhando-se com ativismos antiassimilacionistas queer/cuir, nasce do deboche à normatização estatal das relações amorosas.
Equilibrando-se entre as contradições, ciber_org e Debora Pazetto propõem uma performance/ instalação que transforma o espaço expositivo da galeria em um Cartório de Registro Civil de Pessoas Não-Naturais que emite certidões de casamento específicas para o público LGBTQIAPN+.
DORSP - Departamento de Orientação e Racionalização dos Serviços Púbicos é um coletivo artístico formado por Debora Pazetto e ciber_org em 2023. o Departamento realiza trabalhos de escrita, instalação e performance que ironizam os mecanismos estatais de regulação do gênero e do desejo.
