top of page

Mar de Gente

performance e intervenção urbana
2016

Mar de Gente foi uma performance e intervenção urbana realizada em 2016 enquanto um ato político em protesto a PEC Teto dos Gastos que previa o congelamento do investimento em saúde, cultura e educação por 20 anos.

ciber_org liderou e coordenou a produção e a execução da performance junto de outras artistas ocupantes da Escola de Belas Artes e da Escola de Música da UFMG.

A performance utilizava o Divisor, 1968, de Lygia Pape como disfarce para a intervenção que acontecia "por baixo dos panos": a marcação com tinta colorida das pegadas dos participantes da ação e manifestantes dos atos políticos em que foi realizada.

No segundo semestre de 2016, aconteceu o movimento de ocupação das escolas e universidades por todo o Brasil, liderada por estudantes secundaristas e universitários que ocuparam mais de 1000 escolas e quase 100 universidades federais e estaduais contra a PEC Teto dos Gastos.

Este movimento aconteceu logo após o golpe de 2016 em que a então Presidenta Dilma Roussef foi retirada do seu cargo. À época, o apoio da imprensa ao golpe se dava também pelo silenciamento às manifestações e aos protestos. Assim, Mar de Gente surge da urgência em marcar as ruas com as pegadas das milhares de pessoas que se juntavam para defender o investimento em educação, saúde e cultura. Deixando a cidade impregnada com as marcas de uma multidão que sistematicamente não era televisionada.

A performance e intervenção urbana aconteceu em 11 de novembro e 21 de novembro de 2016, em Belo Horizonte e Brasília, reunindo 91 e 182 pessoas participantes, respectivamente.

 

bottom of page